sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Crônicas de um Médico de Família: O Mágico de Oz

Quinta-feira voltei a trabalhar depois de um tempo em casa para recuperar o meu entusiasmo e esperança pela medicina de família como solução para os problemas de saúde pública do Brasil. Mas algumas coisas mudaram: voltei para outro bairro, outro começo. O Jardim Alegria estava me entristecendo...

Então, pedi a um colega que me desse as direções para chegar na outra unidade de saúde e ele me disse: É só seguir o caminho de tijolos, como no Mágico de Oz!

Dito e feito, no final do caminho de tijolos (estes só não eram amarelos...) encontrei o que eu procurava.

Conta a história que o Mágico de Oz ajudou o Espantalho a encontrar um cérebro, o Homem de lata um coração e o Leão covarde, a coragem.

E por mais piegas que possa soar, quem sabe ali, no final desse meu caminho de tijolos, eu também encontre alguma sabedoria, compaixão e coragem de que tanto preciso para me realizar nesse ofício, nessa arte de curar que é a medicina. E por que não?

Um comentário:

Bel disse...

Adorei a metáfora dos tijolos: Primeiro porque tudo que construímos, o fazemos de pouco em pouco, passo a passo, tijolo por tijolo. E assim percorreremos um longo caminho, único, especialmente porque somos nós que o construímos enquanto colocamos pedra sobre pedra, mesmo sem saber exatamente a senda. Vislumbramos quando muito, a direção.